Transformação Digital: O que é? E como pode impactar no seu dia a dia?

Falar de transformação digital em 2025 segue quase uma receita de bolo. Inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), automação de processos, robótica, gestão eletrônica de documentos (GED) e por aí vai. Mas o conceito de transformação digital é mais antigo e muito maior que isso.

Desde que existe o mundo digital, todas as empresas, seus processos e a forma como interagimos com elas começou a mudar. Em um artigo publicado na revista Science, foi constatado que, em 1986, apenas 0.8% da capacidade de armazenamento de dados mundial era digital, já em 2007, 94% do armazenamento já era totalmente digital.

Antes de elaborar como funciona esse enorme movimento que tem mudado o mundo desde o século passado, precisamos entender a diferença entre três termos que causam confusão na cabeça de quem procura saber sobre o assunto: digitização, digitalização e transformação digital.

Digitização

O glossário da Gartner – uma das maiores empresas de consultoria e pesquisa sobre tecnologia e inovação do mundo – define como: “[…] o processo de passar do formato analógico para o digital, também conhecido como capacitação digital. Em outras palavras, a digitização transforma um processo analógico em um formato digital sem nenhuma mudança no tipo do processo em si.”.

É a etapa fundamental da jornada de transformação digital, onde todo o processo se inicia. Um exemplo prático seria escanear documentos de papel para criar arquivos digitais.

Digitalização

Também com base no glossário da Gartner, é definida como: “[…] o uso de tecnologias digitais para mudar o modelo de negócios e disponibilizar novas oportunidades de geração de receita e valor. É o processo de migrar para um negócio digital.”.

Ela vai além da digitização, pois utiliza tecnologias digitais para melhorar os processos do negócio, não é mais apenas sobre tornar informações digitais, mas otimizar processos e fluxos, melhorar entregas e gerar valor para empresa e cliente. Por exemplo, a implantação de um ERP que integre os dados relevantes de uma empresa para ter dados centralizados, seguros e uma tomada de decisão mais assertiva com base neles.

Transformação Digital

Como o nome já remete, envolve uma transformação, uma mudança de grande proporção, maior do que o processo de digitalização por si só. Na prática, é a soma dos movimentos de digitizar e digitalizar com o propósito de disrupção.

Mudar o meio de atuação de uma empresa, a forma como entrega valor, como alcança seus clientes, como seu produto ou serviço é oferecido.

Um exemplo foi o mercado de “locação de filmes”, enquanto a Netflix ganhava espaço no mercado entregando filmes por assinatura em uma plataforma online, a gigante Blockbuster entrava em decadência, e chegou a declarar falência, por não se transformar digitalmente e mudar a forma como entregava valor.

Quem aluga filme em mídia física hoje em dia? Não conheço ninguém.

Fonte:  4 lessons from Blockbuster failure

Como a CNC incentiva a Transformação Digital?

A transformação digital não é um projeto com começo e fim, mas um processo contínuo de adaptações e inovação. Se reinventar digitalmente não é uma tarefa fácil, mas a CNC se propõe a incentivar esse processo dentro da empresa e também no Sistema Comércio como um todo.

Podemos pontuar diversos projetos de digitização e digitalização como a implantação de um software de gestão de eletrônica de documentos (GED), o Interfy, ou a utilização do Fluig para a tramitação de expedientes e documentação. É partindo desses pontos, e com o propósito de manter a empresa atualizada no estado da arte que esperamos alcançar os mais altos níveis de integração com as novas tecnologias e métodos.

Por último, mas não menos importante, temos a Jornada CNC de Transformação Digital, um programa do Núcleo de Inovação em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT) que tem como objetivo colocar micro e pequenos empresários do comércio de bens, serviços e turismo no ambiente digital.

Seja a empresa uma barbearia, um mercado, uma loja de sapatos ou um salão de beleza, trabalhar no digital é essencial para crescer nos dias de hoje. E se revisarmos o que falamos aqui acima, a transformação digital vem exatamente para fornecer novas fontes de receita, novos modelos de atender o cliente, de consumir produtos e serviços, assim, com a Jornada CNC de Transformação Digital fomentamos a inovação e proporcionamos sustentabilidade financeira para essas empresas.

Clica aqui se quiser saber mais sobre o programa.


Referências:

As diferenças entre digitalização, digitização e transformação digital – Exame
Digitização e digitalização – SAP
What is digital transformation? – IBM
The Impact Of Digital Transformation On Business Models: Opportunities And Challenges – Forbes
What is digital transformation? – McKinsey
The Vallue of Digital Transformation – Harvard Business Review

Escrito por

Últimos posts

Falar de transformação digital em 2025 segue quase uma receita de bolo. Inteligência artificial (IA),

Quando você ouve falar de GERENCIAMENTO DE PROCESSOS, qual é sua primeira coisa que vem

Falar de melhoria contínua em processos não é apenas desenhar fluxogramas ou padronizar atividades. É

Rolar para cima