Falar de transformação digital em 2025 segue quase uma receita de bolo. Inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), automação de processos, robótica, gestão eletrônica de documentos (GED) e por aí vai. Mas o conceito de transformação digital é mais antigo e muito maior que isso.
Desde que existe o mundo digital, todas as empresas, seus processos e a forma como interagimos com elas começou a mudar. Em um artigo publicado na revista Science, foi constatado que, em 1986, apenas 0.8% da capacidade de armazenamento de dados mundial era digital, já em 2007, 94% do armazenamento já era totalmente digital.
Antes de elaborar como funciona esse enorme movimento que tem mudado o mundo desde o século passado, precisamos entender a diferença entre três termos que causam confusão na cabeça de quem procura saber sobre o assunto: digitização, digitalização e transformação digital.
Digitização
O glossário da Gartner – uma das maiores empresas de consultoria e pesquisa sobre tecnologia e inovação do mundo – define como: “[…] o processo de passar do formato analógico para o digital, também conhecido como capacitação digital. Em outras palavras, a digitização transforma um processo analógico em um formato digital sem nenhuma mudança no tipo do processo em si.”.
É a etapa fundamental da jornada de transformação digital, onde todo o processo se inicia. Um exemplo prático seria escanear documentos de papel para criar arquivos digitais.
Digitalização
Também com base no glossário da Gartner, é definida como: “[…] o uso de tecnologias digitais para mudar o modelo de negócios e disponibilizar novas oportunidades de geração de receita e valor. É o processo de migrar para um negócio digital.”.
Ela vai além da digitização, pois utiliza tecnologias digitais para melhorar os processos do negócio, não é mais apenas sobre tornar informações digitais, mas otimizar processos e fluxos, melhorar entregas e gerar valor para empresa e cliente. Por exemplo, a implantação de um ERP que integre os dados relevantes de uma empresa para ter dados centralizados, seguros e uma tomada de decisão mais assertiva com base neles.
Transformação Digital
Como o nome já remete, envolve uma transformação, uma mudança de grande proporção, maior do que o processo de digitalização por si só. Na prática, é a soma dos movimentos de digitizar e digitalizar com o propósito de disrupção.
Mudar o meio de atuação de uma empresa, a forma como entrega valor, como alcança seus clientes, como seu produto ou serviço é oferecido.
Um exemplo foi o mercado de “locação de filmes”, enquanto a Netflix ganhava espaço no mercado entregando filmes por assinatura em uma plataforma online, a gigante Blockbuster entrava em decadência, e chegou a declarar falência, por não se transformar digitalmente e mudar a forma como entregava valor.
Quem aluga filme em mídia física hoje em dia? Não conheço ninguém.

Fonte: 4 lessons from Blockbuster failure
Como a CNC incentiva a Transformação Digital?
A transformação digital não é um projeto com começo e fim, mas um processo contínuo de adaptações e inovação. Se reinventar digitalmente não é uma tarefa fácil, mas a CNC se propõe a incentivar esse processo dentro da empresa e também no Sistema Comércio como um todo.
Podemos pontuar diversos projetos de digitização e digitalização como a implantação de um software de gestão de eletrônica de documentos (GED), o Interfy, ou a utilização do Fluig para a tramitação de expedientes e documentação. É partindo desses pontos, e com o propósito de manter a empresa atualizada no estado da arte que esperamos alcançar os mais altos níveis de integração com as novas tecnologias e métodos.
Por último, mas não menos importante, temos a Jornada CNC de Transformação Digital, um programa do Núcleo de Inovação em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT) que tem como objetivo colocar micro e pequenos empresários do comércio de bens, serviços e turismo no ambiente digital.
Seja a empresa uma barbearia, um mercado, uma loja de sapatos ou um salão de beleza, trabalhar no digital é essencial para crescer nos dias de hoje. E se revisarmos o que falamos aqui acima, a transformação digital vem exatamente para fornecer novas fontes de receita, novos modelos de atender o cliente, de consumir produtos e serviços, assim, com a Jornada CNC de Transformação Digital fomentamos a inovação e proporcionamos sustentabilidade financeira para essas empresas.
Clica aqui se quiser saber mais sobre o programa.
Referências:
As diferenças entre digitalização, digitização e transformação digital – Exame
Digitização e digitalização – SAP
What is digital transformation? – IBM
The Impact Of Digital Transformation On Business Models: Opportunities And Challenges – Forbes
What is digital transformation? – McKinsey
The Vallue of Digital Transformation – Harvard Business Review