
Processos na CNC
Na CNC, a gestão de processos vem ganhando espaço e fazendo parte do nosso dia a dia. Trabalhamos cada vez mais de forma integrada, conectando pessoas, áreas e tecnologias para entregar valor com eficiência, transparência e inovação. Nossa abordagem garante que cada processo contribua direta ou indiretamente para o cumprimento da nossa Missão, monitorando continuamente nossos resultados e oportunizando constante evolução. Assim, juntos fortalecemos nosso compromisso com a excelência e com propósito do Sistema Comércio de Impactar vidas, fortalecer empresas e pavimentar o futuro do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro.
Fique por dentro de como esse ciclo ganha vida na CNC:
Objetivo
O gerenciamento de Processos na CNC tem como objetivo estabelecer os princípios, responsabilidades e diretrizes que orientam a Gestão de Processos da CNC e das entidades do Sistema Comércio que manifestarem interesse em alinhar-se em termos metodológicos aos princípios de gerenciamento de negócio, promovendo alinhamento estratégico, eficiência operacional e melhoria contínua para suportar sua missão institucional.
Para isto este documento visa:
a) definir diretrizes e princípios de gestão de processos de negócio;
b) estabelecer metodologia para a governança de processos de negócio
c) assegurar a disponibilização e transparência dos processos de trabalho da instituição, contribuindo para a gestão do conhecimento na CNC;
d) estabelecer mecanismos de monitoramento do desempenho dos processos e promover inovação de fluxos de trabalho;
e) incentivar a participação dos colaboradores da CNC na formulação, implementação, monitoramento e avaliação dos fluxos de trabalho, assim como na criação e melhoria ou transformação de processos por meio de projetos;
f) promover alinhamento entre as boas práticas de mercado e gestão de processos da CNC;
g) fomentar avanços nos níveis de maturidade em gestão de processos de negócio na CNC.
Conceitos
O gerenciamento de Processos na CNC tem como objetivo estabelecer os princípios, responsabilidades e diretrizes que orientam a Gestão de Processos da CNC e das entidades do Sistema Comércio que manifestarem interesse em alinhar-se em termos metodológicos aos princípios de gerenciamento de negócio, promovendo alinhamento estratégico, eficiência operacional e melhoria contínua para suportar sua missão institucional.
Para isto este documento visa:
a) definir diretrizes e princípios de gestão de processos de negócio;
b) estabelecer metodologia para a governança de processos de negócio
c) assegurar a disponibilização e transparência dos processos de trabalho da instituição, contribuindo para a gestão do conhecimento na CNC;
d) estabelecer mecanismos de monitoramento do desempenho dos processos e promover inovação de fluxos de trabalho;
e) incentivar a participação dos colaboradores da CNC na formulação, implementação, monitoramento e avaliação dos fluxos de trabalho, assim como na criação e melhoria ou transformação de processos por meio de projetos;
f) promover alinhamento entre as boas práticas de mercado e gestão de processos da CNC;
g) fomentar avanços nos níveis de maturidade em gestão de processos de negócio na CNC.
Arquitetura de processos: é o desdobramento dos macroprocessos que compõem a cadeia de valor em níveis menores e gerenciáveis, permitindo uma visão clara e detalhada do valor entregue por eles ao cliente, direta ou indiretamente.
BPM ou Gerenciamento de Processos de Negócio: BPM é a sigla para Business Process Management, traduzida em português para Gerenciamento de Processos de Negócio. É uma disciplina gerencial que integra estratégia e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba ainda governança, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar e transformar processos visando aumento de desempenho.
BPMN: sigla para Business Process Model and Notation, que corresponde a uma notação que ilustra o processo. É um conjunto de padrões gráficos que especificam símbolos usados em diagramas e modelos de processos. Permite modelar diferentes aspectos de fluxos de processos e fluxos de trabalho. Além da padronização de símbolos, BPMN busca uniformizar a terminologia e técnica de modelagem.
Gestor do Processo: líder de área responsável pela performance, monitoramento de riscos e atividades críticas , assim como pela incorporação de melhorias e gestão dos indicadores de desempenho do processo.
Governança de Processos: tem por objetivo definir os principais elementos que compõem a metodologia: objetivos, papéis e responsabilidades, avaliação de maturidade da aplicação das práticas, manutenção de métodos, ferramentas e serviços oferecidos para suportar a metodologia.
Levantamento de processos: iniciativa de identificação dos processos que compõem partes da empresa ou a organização como todo.
Mapeamento de processos: Trata-se da representação visual de um processo existente, detalhando suas etapas e atividades.
Modelagem de Processos: é a técnica que tem como objetivo retratar os elementos de fluxos de processo, tais como atores, eventos, atividades e resultados;
Processo de Negócio: É um conjunto definido de atividades ou comportamentos realizados por humanos, sistemas ou uma combinação dos dois. Têm um ou mais resultados de valor para o negócio ou parte dele que podem levar a uma entrega aos clientes finais da entidade ou a outro processo.
Princípios da gestão por processos
Os princípios abaixo refletem os valores que sustentam esta política e que devem ser considerados em todas as ações e iniciativas relacionadas a gerenciamento de processos na CNC:
Ética: subsidiar a formulação, implantação e monitoramento da governança e de estratégias que possibilitem a CNC o cumprimento de sua missão institucional em consonância com as leis e garantindo a segurança das informações, bem como a preservação da Instituição.
Inovação: transformar processos de negócio buscando maior eficiência, produtividade e qualidade na entrega de valor;
Eficiência: prestar serviços de qualidade, da forma mais racional e econômica possível, de modo a obter os melhores resultados institucionais com celeridade;
Transparência: disponibilização das informações pertinentes aos processos de trabalho, facilitando a compreensão e o compartilhamento de conhecimento;
Melhoria Contínua: propiciar à gestão por processos de maneira gradativa e contínua, mediante a um ciclo de análise, proposição e implementação de melhorias, monitoramento e revisão sucessivos;
Diretrizes para gestão de processos
As diretrizes a seguir devem nortear todos os trabalhos referentes ao gerenciamento de processos de negócio na CNC. São elas:
Gestão Estratégica de Processos
O entendimento da organização como um conjunto de processos que entregam determinado valor ao cliente aponta para o fato de que a sustentabilidade do negócio de uma organização é consequência dos resultados da performance de seus processos, salientando a importância do estabelecimento de métricas para gestão do seu desempenho. Para isso é necessário estabelecer a governança dos processos que compõem a cadeia de valor, com papéis e responsáveis das áreas e pessoas claros, indicadores de performance bem definidos e monitorados, e processos críticos para estratégia identificados a cada novo ciclo e/ou painel estratégico elaborado.
Visão Integrada dos processos
É fundamental compreender os processos como um todo, interconectados e interdependentes, em vez de vê-los como atividades isoladas. Essa visão a permite identificar abrangência (ou seja, onde se iniciam e onde terminam), transversalidade (áreas envolvidas na entrega de valor) gargalos, oportunidades de melhoria e o impacto de cada processo no resultado e na estratégia da organização.
Monitoramento de Resultados e Melhoria Contínua
A medição de desempenho é essencial para identificar processos que apresentam desvios que o impeçam de alcançar seus objetivos e promover ajustes que aumentem performance das áreas e consequentemente da empresa. Para isso é necessário definir e monitorar periodicamente indicadores-chave de desempenho alinhados ao objetivo pretendido do processo. Isto permitirá as áreas identificarem tendências e implementar ações corretivas, além de melhorar continuamente seus processos.
Padronização de processos e tarefas críticas
A padronização permite que atividades sejam realizadas de forma mais consistente e previsível, gerando dados para análise e tomadas de decisão e minimizando erros, retrabalhos e variações na qualidade. Processos e tarefas críticas para as áreas devem ser padronizados de modo a facilitar a transferência de conhecimento, o treinamento de novos colaboradores e a adaptação a novas tecnologias.
Vale destacar que padronização não deve, em hipótese alguma, ser um impedimento a inovação e/ou melhoria contínua, tão pouco deve ser adotada demasiadamente sem que haja uma justificativa de valor para o negócio para esta atividade.
Automatização de atividades repetitivas
A automação de tarefas repetitivas e manuais, por meio de ferramentas tecnológicas, libera os colaboradores para atividades de maior valor agregado, aumenta a eficiência e reduz os custos operacionais. Deste modo deve-se considerar a adoção da automação que poderá ser aplicada em etapas ou em todo o processo, desde a coleta de dados até a tomada de decisões desde que sejam utilizadas regras seguras, éticas e previamente aprovadas pela administração superior.
Papéis e responsabilidades
A estrutura para gestão de processos na CNC fica composta pelo (a):
Agilistas: Compartilhar o conhecimento de BPM, adquirido por meio da rede de agilistas com os demais colaboradores da sua área, apoiar na implementação e monitoramento de indicadores de performance dos processos de sua área, analisar resultados e identificar necessidades e/ou oportunidades e propor melhorias dos processos de sua área e promover a disseminação do modelo de gestão implementado na CNC, que inclui a cultura de gestão de processos na instituição por meio da execução de iniciativas de BPM.
Alta gestão: Patrocinar e impulsionar iniciativas de BPM; incentivar práticas de governança e tomada de decisão baseada em processos; garantir investimentos adequados em tecnologia, capacitação e metodologias de BPM.
Assessoria de Planejamento Estratégico: Coordenar a governança de processos e assegurar o alinhamento estratégico entre processos e resultados organizacionais; desenvolver e manter metodologias, ferramentas e padrões de BPM; oferecer suporte técnico às áreas para gerenciamento, modelagem, análise e melhoria de processos; monitorar o desempenho e a evolução da maturidade da gestão de processos; propor ações de evolução contínua.
Gestores: Gerir indicadores-chave de desempenho (KPIs) para avaliar a maturidade e evolução de processos sob responsabilidade de suas áreas; apoiar ativamente projetos de melhoria e inovação em processos; monitorar métricas e reportar resultados às partes interessadas.
Núcleo de tecnologia e informação: atuar como um facilitador para a eficiência, otimização e segurança, nas implementações de ferramentas tecnológicas que abrangem desde a automação de tarefas até a integração de dados e o monitoramento das atividades em tempo real.
Todos: compreender e aplicar as práticas orientadas pela CNC, por meio do Guia prático de gestão de processos da CNC.
Normatização de processos
A Gestão de Processos de Negócio é normatizada por meio dos instrumentos que obedecem ao fluxo de aprovação de acordo com sua abrangência relacionados a seguir:
Documento | Sigla | Descrição | Abrangência | Aprovador (em sequência) |
---|---|---|---|---|
Política de Gestão de Processos de Negócio | PGP | Define objetivos, princípios, estruturas e diretrizes referentes à gestão de processos. | CNC | Gerência de Planejamento, Gerência de Documentação, Diretoria Geral Executiva, Presidência |
Metodologia de Gestão de Processos | MGP | Descreve o processo com fluxogramas, modelagens, papéis, responsabilidades e sequência de atividades. Deve ser divulgado a toda CNC. | CNC | Gerência de Planejamento, Gerência de Documentação, Diretoria Geral Executiva, Presidência |
Cadeia de Valor | VAC | Representa o conjunto de processos da organização para entrega de valor ao cliente e atores externos. Visão em alto nível que apoia decisões estratégicas. | CNC | Gerência de Planejamento, Gerência de Documentação, Diretoria Geral Executiva, Presidência |
Visão Geral de Processos | VGP | Diagrama com informações sobre escopo e interfaces do processo: objetivo, área responsável, entradas, saídas, clientes, indicadores e riscos. | Gestores, executores e usuários | Assessoria de Planejamento, Gestão da área técnica responsável, demais áreas executoras |
Manual de Execução do Processo | MEP | Passo a passo do processo, papéis, normas e procedimentos. Deve ser divulgado publicamente, garantindo compreensão e padronização. | Executores e usuários | Assessoria de Planejamento, Gestão da área técnica responsável |
Check List de Processo | CLP | Lista de atividades/verificações essenciais para padronização e conformidade. Guia prático que promove melhoria contínua. | Executores e usuários | Assessoria de Planejamento, Gestão da área técnica responsável |
Portal de processos (We Plus)
De modo a promover a colaboração, padronização e eficiência dos processos internos e aumentar a maturidade em Gestão de Processos da CNC, o portal de processos consolida em um repositório central e acessível aos colaboradores, informações a respeito dos ativos de processos, tais como: cadeia de valor e seus desdobramentos, direcionadores para ferramentas associadas, formulários de sugestão de melhoria, bem como seções de fomento à cultura de BPM.
Sobre a gestão dos repositórios integrados e publicações no Portal de Processos, fica sob responsabilidade:
Do núcleo de processos: upload de todo conteúdo. Controle de vigência das informações/documentação disponíveis e manutenção das secções de comunicação;
Do núcleo tecnologia da Informação: dar suporte ao usuário e manutenção do pleno funcionamento;
Do Gerência Executiva de Comunicação: produção e/ou validação de peças de comunicação interna;
Das áreas internas: manter as informações de seus processos atualizadas, conforme orientação do núcleo de processos.
Indicadores e monitoramento
A apuração e o acompanhamento do desempenho dos processos são fundamentais para assegurar a eficácia, a eficiência e a aderência às diretrizes institucionais. Para isso, ficam definidos indicadores alinhados aos objetivos e aos resultados esperados de cada processo, além do alinhamento com o plano estratégico vigente.
Os indicadores deverão:
- Ser definidos em conjunto entre a área gestora do processo e a Assessoria de Planejamento Estratégico;
- Possuir metas claras e prazos de avaliação periódica;
- Ser monitorados de forma contínua pela área responsável, permitindo a identificação de desvios e a implementação de ações corretivas.
- Ser revisado e atualizado sempre que houver mudanças no escopo, objetivos ou contexto do processo.
O monitoramento será realizado por meio de ferramenta padrão de controle e garantindo transparência e acesso às partes interessadas.
A evolução do Gerenciamento de Processos na CNC será monitorada por meio dos 03 (três Key Performance Indicators (KPIs) a seguir:
IGR – Índice de Gerenciamento da Rotina – mede o % de indicadores da rotina das áreas acompanhados.
Fórmula de cálculo: nº de indicadores de processos monitorados na área/ total de indicadores de processos da área
IMP – Índice de Maturidade de Processos – mede o grau de maturidade dos processos a partir de uma avalição periódica das seguintes dimensões: Governança, Conhecimento, Desempenho e Suporte em TI.
Fórmula de cálculo: Quantidade de itens atendidos/ Itens avaliados
Taxa de Processos Críticos Monitorados – mede o percentual de processos que impactam diretamente os OKRs da CNC que estão sendo periodicamente monitorados pelas áreas responsáveis.
Fórmula de cálculo: nº de processos críticos monitorados / total de processos críticos
Revisão e atualização de política
Esta Política deverá ser revisada periodicamente para garantir sua adequação às mudanças estratégicas, operacionais, legais e tecnológicas da CNC.
A revisão ocorrerá:
- Ordinariamente, a cada dois anos, conduzida pela Assessoria de Planejamento Estratégico;
- Extraordinariamente, sempre que houver alterações significativas na estratégia institucional, mudanças nas diretrizes institucionais regulatórias ou inovações que impactem a gestão de processos;
O processo de atualização seguirá as etapas:
- Identificação de oportunidades de alteração;
- Análise de aplicabilidade e impacto das oportunidades;
- Validação pela Alta Gestão;
- Aprovação formal conforme fluxo normativo vigente citado no item 7 deste documento;
- Atualização no Portal de Processos;
- Ação de comunicação interna.
A versão mais recente da Política substituirá integralmente as anteriores, devendo todas as áreas adequar suas práticas e documentos internos às novas diretrizes.