Introdução
A cadeia de valor é um mapa visual que representa como a CNC transforma ideias, recursos e competências em resultados concretos. Ela apresenta numa visão macro a conexão entre pessoas e processos que dão vida e sustentem a nossa Missão.
Essa estrutura é sustentada pela arquitetura de processos, que organiza os diferentes processos por tipo e em níveis, e os desdobra da cadeia de valor até o nível das tarefas executadas na rotina, conforme figura a seguir.
Cada elo dessa cadeia é construído com a colaboração de diferentes áreas, parceiros e redes, formando um fluxo integrado que vai desde a definição da estratégia, passando pelas nossas atividades do dia de forma a gerar valor para o Sistema Comércio. É por meio desse movimento que a CNC fortalece o propósito do Sistema Comércio de Impactar vidas, fortalecer empresas e pavimentar o futuro do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro.
Histórico da Cadeia de Valor
A CNC sempre buscou compreender e aprimorar a forma como gera valor para o comércio e para a sociedade. Em 2020, foi estruturada a primeira versão formal de sua cadeia de valor, criando um referencial para identificar as principais atividades e interações que sustentam a atuação da Confederação.
Mas foi a partir de 2022 que esse trabalho ganhou nova dimensão. Um movimento colaborativo envolveu profissionais de todas as áreas, ampliando a visão sobre processos, resultados e impacto. Reuniões, trocas de conhecimento e análises conjuntas deram origem a uma construção mais integrada e representativa da nossa realidade.
O resultado desse trabalho é de todos: Nossa Cadeia de valor atual, que traduz não apenas atividades e entregas, mas também o espírito de conexão e propósito que guia a CNC.
A seguir, apresentamos a Cadeia de Valor e a Arquitetura de processos da CNC. Navegue e saiba como cada parte contribui para gerar valor de forma consistente e sustentável!
Elementos da Cadeia de Valor
Fornecedores
Sistema Comércio, poder público, associações e outras entidades nacionais e internacionais.
Federações
Sindicatos
Empresas
Sesc
Senac
Poder Legislativo
Poder Executivo
Associações
Outras entidades
Entradas
Necessidade de desenvolvimento das entidades do Sistema Comércio.
Necessidade de fortalecimento das relações com o poder público e outras partes interessadas.
Necessidade de desenvolver ações de posicionamento e de defesa de interesses dos setores representados.
Demandas ou oportunidades de desenvolvimento de estudos e pesquisas com impacto no sistema e ecossistema.
Demandas do Sistema Comércio.
Saída
Posicionamentos, estudos e ações em defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo.
Fortalecimento e integração do Sistema Comércio e suas entidades.
Fortalecimento da imagem e influência da CNC diante do poder público e outras partes interessadas.