Falar de melhoria contínua em processos não é apenas desenhar fluxogramas ou padronizar atividades. É falar sobre como a organização pensa, age e decide com base em processos estruturados para facilitar a tomada de decisão.
Para isso dar certo, é preciso mais do que boas ferramentas — é preciso gente que inspire, lidere pelo exemplo e ajude a criar o clima propício para a mudança acontecer. Gestores são peças-chave dessa engrenagem, mas há um grupo também fundamental para potencializar resultados: os multiplicadores. Agentes que incentivam e promovem inovação; conectam estratégia, execução e transformação na rotina.
Vale dizer que ser multiplicador também é uma oportunidade de crescimento profissional. Ao transmitir conhecimento, facilitar e vivenciar dinâmicas, testar novas abordagens e ouvir as dores dos colegas, desenvolvemos além de habilidades técnicas; refinamos nosso repertório e temos oportunidade evoluir como também em aspectos comportamentais.
Processos não andam sozinhos. Pessoas fazem acontecer. Implementar melhorias de processo só com uma equipe central é como tentar acender uma fogueira com um fósforo só. Uma rede de multiplicadores amplia o alcance, traz novas perspectivas, descentraliza o conhecimento e cria um verdadeiro movimento, ampliando a escala das mudanças. Quando há uma rede bem formada, o conhecimento não fica parado — ele circula, evolui e gera impacto onde mais importa: no dia a dia das equipes.
Na CNC, essa rede já tem nome: REDE SOMOS. Ela é formada por agilistas — pessoas indicadas por seus gestores, engajadas e que atuam como protagonistas da transformação e que apoiam iniciativas e a gestão da rotina visando melhores entregas e resultados! Os Agilistas podem atuar pontualmente em conjunto com a Assessoria de Planejamento Estratégico em uma iniciativa estratégica — com começo, meio e fim bem limitados pelo projeto — ou contínuos para promover o uso prático da Gestão Estratégica e de Processos na rotina da Entidade no dia a dia. As Reuniões de Monitoramento da Estratégia (RMEs) e os Grupos de Trabalho (GTs) dos projetos estratégicos são bons exemplos de como a Rede Somos conecta diferentes setores e times para voos mais altos!
Mas isso é só o começo! Novos desafios, encontros, capacitações e oportunidades estão chegando. Afinal, quando transformamos processos e realizamos grandes entregas também evoluímos como time, como profissionais e como pessoas — e fazer isso em rede é muito mais poderoso.
Juntos SOMOS +!!!
Por que uma rede de multiplicadores faz toda a diferença?
- Rafaela do Rio
- 08/08/2025


Escrito por
- Rafaela do Rio
- Gerente de Planejamento da CNC
Últimos posts
- Guilherme Soares
- 28/08/2025
Falar de transformação digital em 2025 segue quase uma receita de bolo. Inteligência artificial (IA),
- Érica Bastos
- 08/08/2025
Quando você ouve falar de GERENCIAMENTO DE PROCESSOS, qual é sua primeira coisa que vem
- Rafaela do Rio
- 08/08/2025
Falar de melhoria contínua em processos não é apenas desenhar fluxogramas ou padronizar atividades. É