Quando você ouve falar de GERENCIAMENTO DE PROCESSOS, qual é sua primeira coisa que vem a sua mente? Para alguns, um emaranhado de caixinhas interligadas; para outros, burocracia e documentação; há quem pense logo em processos jurídicos. Mas será que seria só isso mesmo?
Os processos de uma organização são aliados indispensáveis para que possamos cumprir com a missão que assumimos em uma empresa, setor ou função. Gerenciar Processos significa Gerir Resultados. E isso vai muito além das caixinhas, dos fluxogramas ou de uma área específica. Processos de negócio permeiam todas as atividades de uma empresa. Quando bem geridos potencializam entregas com qualidade, clareza e eficácia. Para isto dependem essencialmente da consciência de que eles tratam sobre nossa rotina.
Na CNC, temos aprendido na prática que os processos, quando bem conduzidos e comunicados, não travam o trabalho, eles potencializam resultados. Um bom exemplo disso, são os informativos sobre como realizar um pedido de compras ou solicitamos uma viagem, um treinamento ou como funciona determinada área, elaborados pelas áreas técnicas em parceria com a comunicação interna e que tem colaborado para que esses processos sejam mais conhecidos, fluidos e assertivos.
Processos que conversam com a estratégia
A definição de indicadores essenciais para atingir os processos classificados como críticos pelas áreas é outro exemplo que temos na CNC a partir do nosso planejamento estratégico.
Ao definirmos uma visão e a estratégia para alcançá-la, colocamos nossas energias para concluir com sucesso as iniciativas propulsoras para o alcance dos objetivos. Um importante aliado para isso é entender quais processos impactam estes resultados. Por isso é fundamental que esses processos sejam identificados e monitorados.
Assim a cada novo painel estratégico realizamos o alinhamento estratégico entre os processos e as metas por meio da identificação dos processos que sustentam os OKRs institucionais. Esse alinhamento distribui melhor os esforços e ajuda cada equipe a enxergar seu papel no todo.
Processos facilitando o dia a dia
É fato que olhar com atenção para os processos pode nos trazer grandes benefícios como a identificação de oportunidades para otimizar os recursos utilizados. Podemos assim reduzir custos, tempo, eliminar redundâncias e diminuir riscos. O segredo está em usá-los como orientadores e fornecedores de dados para que possamos tomar decisões que melhorem o dia a dia, trazendo mais qualidade para as entregas e para a qualidade do trabalho.
Algumas áreas têm revisto seus processos para torná-los mais fluídos e alinhados à nova realidade de trabalho. Um exemplo é a Diretoria Corporativa (DC) que melhorou seus processos Administrar contratos e Gerir obras e reformas, redesenhando seus fluxos, implementado novas ferramentas, eliminando redundâncias e gerando dados relevantes para tomada de decisão.
Outro exemplo vem da Gerência de suprimentos e patrimônio (GSP), que otimizou o processo de compras, eliminando redundâncias nas aprovações com a revisão do fluxo de atividade e otimizou recursos como tempo e pessoal com a implementação de uma nova ferramenta tecnológica no processo “Gerir bens e patrimônio”.
Você tem encarado os processos como obstáculos ou pontes?
Ninguém melhor do que quem executa ou é impactado pelo processo para indicar caminhos para sua evolução. E há uma estatística importante: grandes melhorias de processos na maioria das vezes são obtidas por meio de mudanças simples. Se você percebe que há oportunidades de tornar um processo melhor ou quer repensar algum processo que envolva sua área, procure sua gestão direta e proponha melhorias!
Agora reflita: o que você pode sugerir hoje e que vai tornar algum processo mais simples, efetivo e fluido para melhorar seu dia a dia?
Vamos juntos transformar processos na CNC!
Aliados ou vilões: como você encara os processos no seu dia a dia?
- Érica Bastos
- 08/08/2025


Escrito por
- Érica Bastos
- Analista de Planejamento e Gestão da CNC
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Falar de melhoria contínua em processos não é apenas desenhar fluxogramas ou padronizar atividades. É