Introdução
A cadeia de valor é um mapa visual que representa como a CNC transforma ideias, recursos e competências em resultados concretos. Ela apresenta numa visão macro a conexão entre pessoas e processos que dão vida e sustentem a nossa Missão.
Essa estrutura é sustentada pela arquitetura de processos, que organiza os diferentes processos por tipo e em níveis, e os desdobra da cadeia de valor até o nível das tarefas executadas na rotina, conforme figura a seguir.

Cada elo dessa cadeia é construído com a colaboração de diferentes áreas, parceiros e redes, formando um fluxo integrado que vai desde a definição da estratégia, passando pelas nossas atividades do dia de forma a gerar valor para o Sistema Comércio. É por meio desse movimento que a CNC fortalece o propósito do Sistema Comércio de Impactar vidas, fortalecer empresas e pavimentar o futuro do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro.
Histórico da Cadeia de Valor
A CNC sempre buscou compreender e aprimorar a forma como gera valor para o comércio e para a sociedade. Em 2020, foi estruturada a primeira versão formal de sua cadeia de valor, criando um referencial para identificar as principais atividades e interações que sustentam a atuação da Confederação.
Mas foi a partir de 2022 que esse trabalho ganhou nova dimensão. Um movimento colaborativo envolveu profissionais de todas as áreas, ampliando a visão sobre processos, resultados e impacto. Reuniões, trocas de conhecimento e análises conjuntas deram origem a uma construção mais integrada e representativa da nossa realidade.
O resultado desse trabalho é de todos: Nossa Cadeia de valor atual, que traduz não apenas atividades e entregas, mas também o espírito de conexão e propósito que guia a CNC.
A seguir, apresentamos a Cadeia de Valor e a Arquitetura de processos da CNC. Navegue e saiba como cada parte contribui para gerar valor de forma consistente e sustentável!
Elementos da Cadeia de Valor
Fornecedores
Sistema Comércio, poder público, associações e outras entidades nacionais e internacionais.
Federações
Sindicatos
Empresas
Sesc
Senac
Poder Legislativo
Poder Executivo
Associações
Outras entidades
Entradas
Necessidade de desenvolvimento das entidades do Sistema Comércio.
Necessidade de fortalecimento das relações com o poder público e outras partes interessadas.
Necessidade de desenvolver ações de posicionamento e de defesa de interesses dos setores representados.
Demandas ou oportunidades de desenvolvimento de estudos e pesquisas com impacto no sistema e ecossistema.
Demandas do Sistema Comércio.

Saída
Posicionamentos, estudos e ações em defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo.
Fortalecimento e integração do Sistema Comércio e suas entidades.
Fortalecimento da imagem e influência da CNC diante do poder público e outras partes interessadas.
Clientes
Federações, sindicatos patronais, empresas dos setores representados, Sesc, Senac e sociedade.
Federações
Sindicatos
Empresas representadas
Sesc
Senac
Sociedade
Performance da Cadeia de Valor
Arquitetura de Processos
Entenda como nossos macroprocessos se integram para alinhar estratégias, otimizar fluxos e garantir uma operação eficiente e coesa.
1. Defender interesses do Sistema Comércio
1.1. Gerir atuação em defesa de interesses
1.1.1. Identificar oportunidades de defesa de interesses 1.1.2. Consolidar posicionamento da CNC 1.1.3. Prover pesquisas, estudos e pareceres econômicos 1.1.4. Atuar em defesa de temas de interesse 1.1.5. Gerir agenda institucional 1.1.6. Gerir atuação internacional1.2. Gerir fóruns de discussão de temas de interesse
1.2.1. Gerir representações 1.2.2. Gerir ações de fortalecimento do turismo brasileiro 1.2.3. Gerir Câmaras Brasileiras de Comércio e Serviços2. Fortalecer Sistema Comércio
2.1. Identificar oportunidade de desenvolvimento de entidades sindicais
2.1.1. Monitorar atuação das entidades sindicais
2.1.2. Gerir estratégia de inovação
2.2. Prestar consultoria e treinamento
2.2.1. Prestar consultoria especializada às entidades sindicais
2.2.2. Prover capacitação às entidades sindicais
2.2.3. Prestar apoio jurídico–sindical
2.3. Prover soluções para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo
2.3.1. Gerir ciclo de vida de desenvolvimento de soluções
2.3.2. Desenvolver programas de fortalecimento do turismo brasileiro
2.4. Promover fortalecimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
2.4.1. Gerir Programa de Financiamento de Sede Própria (PASPFE)
2.4.2. Gerir atestado de exclusividade
2.4.3. Gerenciar rede de emissores de certificado de origem
2.4.4. Promover atuação das Federações no âmbito internacional
2.4.5. Gerir repasse às Federações
3. Gerir imagem e reputação
3.1. Gerir partes interessadas
3.1.1. Mapear partes interessadas
3.1.2. Gerir relacionamentos estratégicos
3.1.3. Monitorar imagem e reputação
3.2. Gerir comunicação e marketing
3.2.1. Gerir estratégias de comunicação e marketing
3.2.2. Operacionalizar ações de comunicação
3.2.3. Operacionalizar ações de marketing
3.3. Gerir eventos
3.3.1. Gerir portfólio de eventos
3.3.2. Produzir evento
3.3.3. Gerir cerimonial
3.3.4. Gerir cessão de espaços para eventos
4. Gerir pessoas
4.1. Gerir estratégia de recursos humanos
4.1.1. Gerir estrutura organizacional
4.1.2. Gerir cargos e salários
4.1.3. Gerir planejamento de Recursos Humanos
4.2. Administrar pessoas
4.2.1. Contratar pessoas
4.2.2. Desvincular pessoas
4.2.3. Gerir benefícios e convênios
4.2.4. Gerir folha de pagamento
4.3. Desenvolver pessoas
4.3.1. Gerir carreira e sucessão
4.3.2. Gerir Programas de inclusão
4.3.3. Engajar pessoas
4.4. Prover saúde e segurança do trabalho
4.4.1. Gerir ações de saúde, bem-estar e qualidade de vida
4.4.2. Gerir Programa de saúde ocupacional
4.4.3. Gerir ações de segurança do trabalho
4.4.4. Prestar atendimento de saúde assistencial
4.4.5. Atender demandas do plano de saúde
5. Gerir tecnologia e informação
5.1. Gerir tecnologia da informação
5.1.1. Desenvolver soluções de tecnologia
5.1.2. Operacionalizar serviço de tecnologia da informação
5.2. Gerir documentos e informação
5.2.1. Gerir a memória institucional
5.2.2. Gerir informação e documentação arquivística
5.2.3. Gerir informação e documentação bibliográfica
5.2.4. Prover regularização administrativa
6. Gerir infraestrutura, bens e serviços
6.1. Gerir infraestrutura
6.1.1. Atender exigências legais predial
6.1.2. Gerenciar controle de acesso predial
6.1.3. Gerir obras e reformas
6.1.4. Gerir manutenção predial
6.1.5. Gerir frota veicular corporativa
6.2. Gerir bens e serviços
6.2.1. Gerir viagens corporativas
6.2.2. Gerir fornecedores
6.2.3. Gerir compras
6.2.4. Administrar contratos
6.2.5. Gerir bens patrimoniais
6.2.6. Gerir serviço de Telefonia
7. Gerir controladoria financeira e contábil
7.1. Gerir ativos financeiros
7.1.1. Gerir investimentos financeiros
7.1.2. Gerir empreendimentos imobiliários
7.2. Gerir operações financeiras
7.2.1. Gerenciar contas a receber
7.2.2. Gerenciar contas a pagar
7.2.3. Controlar fluxo de caixa
7.2.4. Prestar informações financeiras
7.3. Gerir contabilidade
7.3.1. Gerir atendimento às obrigações fiscais
7.3.2. Realizar prestação de contas contábeis
7.3.3. Atender fiscalização de órgãos internos
7.3.4. Atender fiscalização de órgãos externos
7.3.5. Atender auditoria externa
8. Gerir governança corporativa, riscos e sustentabilidade
8.1. Gerir governança corporativa
8.1.1. Gerir estrutura de governança
8.1.2. Gerir políticas, diretrizes e normas
8.1.3. Gerir rotinas de governança
8.2. Gerir sustentabilidade
8.2.1 Gerir sustentabilidade na CNC
8.2.2. Disseminar sustentabilidade no Sistema Comércio
9. Gerir orçamento
9.1. Planejar orçamento
9.1.1. Estabelecer diretrizes orçamentárias
9.1.2. Estabelecer premissas orçamentárias
9.2. Gerir execução orçamentária
9.2.1. Monitorar execução orçamentária
9.2.2. Prestar suporte orçamentário
9.2.3. Elaborar orçamento ou retificativo orçamentário
9.2.4. Reportar execução orçamentária
10. Gerir estratégia e desempenho
10.1. Formular estratégia
10.1.1. Monitorar cenários
10.1.2. Definir estratégia corporativa
10.1.3. Desdobrar estratégia para toda empresa
10.2. Executar estratégia
10.2.1. Gerir projetos
10.2.2. Operacionalizar rota de transformação
10.3. Gerir desempenho corporativo
10.3.1. Monitorar desempenho da estratégia
10.3.2. Gerir portfólio de iniciativas estratégicas
10.3.3. Gerir governança de processos
10.3.4. Gerir Relatório de Gestão Integrado